CONSULTA COM O PEDIATRA NO PRÉ-NATAL

Consulta com o pediatra durante o pré-natal!

Você planeja engravidar ou descobre que está grávida e rapidamente escolhe o obstetra que vai te acompanhar durante a gestação. E o pediatra? Quando deve ser a primeira consulta? 

 

Sabemos que os cuidados com a saúde da criança se iniciam desde antes do seu nascimento, com a atenção adequada à mãe e ao bebê durante toda a gestação. Estudos têm demonstrado a importância dos primeiros 1000 dias da vida de um bebê, da sua concepção até completar 2 anos de vida, garantindo um crescimento e desenvolvimento saudáveis.  E aí o pediatra tem um papel fundamental.

 

A primeira consulta com o pediatra deve ocorrer antes do nascimento do bebê, idealmente no terceiro trimestre da gestação, e será o momento ideal para que a família crie um vínculo com o profissional que irá acompanhar a criança a partir do seu nascimento. Além disso, essa consulta servirá para que o  pediatra possa conhecer a família, obter dados sobre a saúde dos pais, especialmente da mãe e exames do pré-natal, tirar dúvidas, medos e anseios quanto ao momento do parto, cuidados iniciais com o recém nascido na maternidade e nos primeiros dias em casa. 

 

E quais são os objetivos dessa consulta?

- iniciar a relação entre a família e o pediatra (Vínculo)

- obter dados maternos e do pré-natal

- orientar quanto aos tipos de parto, momento ideal visando a segurança da mãe e o bebê (link para resolução do CFM 39 sem) e importância do pediatra/neonatologista na sala de parto

- esclarecer o que é alojamento conjunto, importância do aleitamento materno e como se preparar para amamentar

- explicar as rotinas da maternidade: vacinas, testes de triagem (pezinho, olhinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha)

- fornecer informações para higiene do bebê ( banho, cuidados com o coto umbilical, prevenção de assaduras), cuidados com as roupas e o ambiente

- orientações para a segurança do bebê: como fazer o transporte de forma adequada, prevenção de acidentes e situações de risco em casa

 

Como você pode ver, essa consulta inicial ainda no pré-natal vai ajudar a família a se preparar para o nascimento do bebê, tirando as dúvidas dos futuros pais e criando um canal de comunicação com o pediatra. 

(Então, fique tranquila, escolha com calma e segurança)

 

Ficou com dúvidas? Fale com a gente (11) 3063.5843/ (11) 94530.1009 (whatsapp)

 

Alguns dados interessantes – O que diz a Sociedade Brasileira da Pediatria:

- O seguimento pré-natal e perinatal adequados reduzem a mortalidade materna e do recém nascido.

- O parto deverá ocorrer em ambiente hospitalar, com a presença obrigatória de um pediatra habilitado em reanimação neonatal, que dará assistência ao recém nascido. No caso de gestações gemelares deverá haver um pediatra para cada bebê.

©  2016-2018 por Consulta PED. Desenvolvido por Salvatore Comunicação.

Rua João Moura 661 cj 65  São Paulo CEP 05412-001

Tel: 11 3063.5843 | 11 94530.1009

  • Facebook
  • Instagram