HÁBITO INTESTINAL DO RECÉM NASCIDO

Hábito intestinal do recém nascido

- O recém nascido (RN) de termo pode demorar as primeiras 36 horas de vida para apresentar os primeiros movimentos intestinais. Noventa por cento desses RNs terão a primeira liberação de mecônio dentro das primeiras 24 horas de vida, porém, é esperado que não evacuem dentro das primeiras 48 horas. Esses valores podem ser ainda mais prolongados para RN prematuros. 

O mecônio representa as primeiras evacuações do bebê. Tem aspecto verde escuro e de consistência espessa. É composto principalmente da ingestão de líquido aminiótico, bile, água e células epiteliais.

 

- Durante a primeira semana de vida, os bebês tendem a evacuar 4 vezes ao dia, porém essa quantidade varia muito dependendo se ele está recebendo seio materno exclusivo ou fórmula láctea. 

As fezes do lactante tendem a ser amarelo-esverdeadas, pastosas a líquidas e por muitas vezes explosivas.

É importante ressaltar que fezes esbranquiçadas nunca são normais. Seu pediatra deve ser notificado imediatamente caso isso ocorra. 

 

- Bebês em aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida variam muito o seu padrão evacuatório. Existem crianças que evacuarão após cada mamada e outras que ficarão até 7 dias sem evacuar. Ambas situações são normais e esperadas, desde que continue se alimentando bem e as fezes não estejam com consistência endurecida.

 

- Usualmente um pré-escolar de 2 anos de idade tende a evacuar 2 vezes ao dia, e passam a 1 vez ao dia a partir dos 4 anos de idade.

©  2016-2018 por Consulta PED. Desenvolvido por Salvatore Comunicação.

Rua João Moura 661 cj 65  São Paulo CEP 05412-001

Tel: 11 3063.5843 | 11 94530.1009

  • Facebook
  • Instagram